quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O campeão incontestável

Demorou 35 rodadas para o Corinthians confirmar o título do Campeonato Brasileiro de 2017. Sim, pois desde a metade do primeiro turno do torneio já se desenhava que a taça tinha grandes chances de ficar no Parque São Jorge. A quarta na era dos pontos corridos – o que faz o Timão o maior campeão Brasileiro nesse tipo de disputa (deixou para trás São Paulo e Cruzeiro, que têm três títulos cada um nos pontos corridos): 2005, 2011, 2015 e 2017.

A equipe paulista assumiu a liderança na quinta rodada e lá se manteve desde então. Não há como dizer, portanto, que a taça não foi merecida. Ao fim do primeiro turno, o Timão somava incríveis 47 pontos (a melhor campanha da história do Nacional com 20 clubes). Quando começou o segundo turno, o time oscilou bastante: somou 24 pontos em 16 partidas. Mas nem os altos e baixos do Corinthians tiraram o título das mãos dos paulistas.

No jogo que sacramentou a taça, vitória maiúscula sobre o Fluminense: 3 a 1. Em um primeiro tempo bem abaixo da expectativa – o Flu abriu o placar a 1 minuto de jogo, com o zagueiro Henrique –, o Timão voltou outro para a etapa final. Em três minutos, Jô marcou duas vezes e virou a partida (até o momento, artilheiro do Nacional, com 18 gols), e Jadson marcou o terceiro.

Para quem iniciou o ano como a “quarta força” do futebol paulista, 2017 não poderia terminar melhor para o Timão: campeão estadual e nacional. Título incontestável do Corinthians. A equipe de Fábio Carille – ótimo trabalho do técnico –, sem grandes investimentos como seus adversários (Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, por exemplo), mostrou que, quando bem treinado, o resultado aparece. Todos se ajudaram e foram ajudados. 

                                           Foto: Twitter oficial do Corinthians / Reprodução

Agora, o Brasileiro de 2017 – que, digamos, já se previa quem seria campeão já em agosto – se volta para as emoções de quem irá para a Libertadores – ainda restam pelo menos três vagas – e quem irá para a Séria B: restam três lugares.


O Brasileirão termina com o campeão incontestável. O problema é que, mesmo com possibilidade de o título sair contra o Flu (e aconteceu!), a taça do Brasileirão não foi para a Arena em Itaquera. Lamentável!!!

P.S: com o sétimo título, o Timão se torna o terceiro maior campeão do Brasileiro desde que os títulos foram unificados (1959) e o maior campeão desde 1971, com o seu primeiro título em 1990. Além disso, a equipe paulista, somando Brasileiros e Copas do Brasil, soma dez títulos nacionais, sendo a segunda com mais taças nacionais no país, atrás apenas do Palmeiras, que tem 12, e deixando para trás Santos e Flamengo, que ficaram com nove.


Parabéns ao Timão! Quem ganha o Brasileiro com três rodadas antes do fim do campeonato e dez pontos de vantagens...é mais que merecido!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O milagre veio: Flamengo consegue virada histórica e se classifica na Libertadores

O Flamengo de Jorge Jesus precisava de um milagre! E numa noite daquelas no Maracanã,a mística rubro-negra parece ter ressurgido, e o time...